segunda-feira, 27 de maio de 2013

Almofada Borboleta



Juliana começou um novo trabalho. Desta vez vai fazer uma almofada com formato de borboleta. Ela cortou todos os panos e já começou a alinhavar os detalhes coloridos das asas. Na próxima aula começa a bordar.


Almofada de 5 panos

A almofada de 5 panos que a Ana Luiza estava fazendo, ficou pronta e ficou muito bonita.
Agora só falta deixar o tempo fazer a parte dele e deixar  os cortes diagonais mais abertos permitindo assim ver os quatro panos de dentro.
Vejam aí.


"Elementos Argentinos"

Esta é uma das muitas lojinhas "macanudas" que visitei em Buenos Aires. A proposta da loja é vender apenas artigos "hecho a mano" (feito à mão) de qualquer parte/povoado da Argentina. Comprei estes bonequinhos, todos juntinhos. Eles são chamados "Huorfanitos" -os órfãozinhos. É para deixar na cabeceira da cama da criança para vigiar o sono e proteger de qualquer mal.
Veja o site da loja: www.elementosargentinos.com.ar


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Hum... esqueci a entretela ...

Patricia e Ana, como já disse, são arquitetas e vieram para o atelier para aprender o básico de costura. Já fizeram uma almofada onde aprenderam a fazer molde, riscar, cortar, costurar à máquina e virar o tecido. Fizeram também o recheio da almofada e aprenderam o mais difícil, que é  fazer o ponto "invisível", que se usa para fechar a abertura na almofada por onde entra o recheio.
Agora elas começaram a fazer uma necessaire e aprenderão, entre outras coisas, como pregar zíper e  usar entretela.
Eu já havia feito um molde em papel com o tamanho definido por elas e hoje começaram a cortar os tecidos. 
A aula de hoje terminou com o trabalho todo alinhavado pronto para  passar na máquina e terminar na próxima aula, mas com tantas conversas animadas e tantos detalhes de como usar alfinete para prender junto os dois tecidos mais o ziper, esqueci de orientar para cortar a entretela e costurar tudo  junto!! 
Sem entretela a necessaire, feita apenas com popeline, não tem a estrutura necessária para ficar em pé.
Então desmanchei o trabalho das meninas, cortei a entretela e alinhavei tudo, deixei preparado no ponto em que estava, agora sim, pronto para ir para máquina.
As fotos mostram as meninas na maior atividade cortando o tecido de fora e de dentro da necessaire, fotos que mostram elas alfinetando, alinhavando, cortando...










quarta-feira, 22 de maio de 2013

Plush Toys

Aqui no atelier muitas meninas adoram criar bonecos e sendo assim não pude resistir a este livro " Plush Toys" que achei numa livraria bacaninha em Buenos Aires. Milhares de idéias maravilhosas para inspirar novos bonecos em tecido.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sopa de Principe

Fui com minha filha, que é arquiteta, passar meu aniversário em Buenos Aires e nos esbaldamos de passear pelas ruas maravilhosas da cidade. Fiquei encantada com cada café, lojinha ou restaurante que entramos. Tudo é tão bonito, alegre, arrumado, charmoso. Claro que eu fui olhar as lojas de tecido e artigos de costura, enquanto minha filha tinha os olhos voltados para a questão da construção da cidade, planejamento urbano e arquitetura. Todas as lojas eram  lindas, cheias de detalhes em tecidos. Sempre havia uma decoração com bandeirinhas, almofadas, jogo americano, tudo colorido e divertido. E haviam as lojas de bonecos e lojas de almofadas também.
Posto aqui os moñecos (bonecos) da loja Sopa da Principe. Esta loja já me havia sido apresentada por uma amiga querida que me deu 2 bonecos há um tempo atrás e agora pude conhecer a loja pessoalmente. Entre no site, tem um filmezinho no começo com os bonecos, uma graça!



http://www.sopadeprincipe.com.ar/home.php

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Continuando um panô de parede

Gosto muito de bordar panôs de parede. Este que mostro hoje comecei há um tempo e havia parado de bordar. Retomei por esses dias e já quero acabar logo. O risco foi tirado do livro de riscos de minha tia-avó.


Almofada de 5 panos

Patricia e Ana Luisa continuaram o trabalho na almofada de 5 panos. Nesta aula fizeram a almofada/recheio que é feita com TNT +acrilon e flocos de espuma por dentro. A Patricia estava mais adiantada na almofada e terminou o trabalho, a Ana está quase no final, só falta fechar o espaço que fica aberto para entrar o recheio dentro da almofada. Esta parte demora um pouco para fazer porque o ponto precisa ser muito pequeno e bem feito, para ficar parecendo que foi feito à máquina.


Capa da Almofada da Ana Luisa pronta- mas ainda sem o recheio.




 Patricia sentada no degrau da varanda para ter bastante luz e poder fazer um micro-ponto para fechar a lateral da almofada.

Criação da Luana

Luana fez um ursinho para dar de presente. Ela mesma desenhou o modelo no papel, e antes de passar o risco para o tecido eu me ofereci para "arrumar" o desenho, deixar os lados simetricos, as proporções equilibradas,etc. Quando eu ia começar a apagar umas linhas e sugerir umas mudanças, me dei conta que a beleza do trabalho era justamente esta, o desenho virar um boneco sem alterações. Isto é fazer um autentico toyart - transformar o desenho em um boneco tridimensional.No final, o trabalho ficou uma beleza !

Deixo aqui o link de um atelier no Canadá que faz exatamente isto, transforma desenhos de crianças em bonecos.
http://www.childsown.com/







O ursinho já pronto em cima da mesa e Luana riscando uma borboleta para um novo trabalho

sábado, 4 de maio de 2013

Toy art

Adoro Toy art - a idéia é transformar um desenho qualquer em boneco. Foi o que a Marie fez hoje. Desenhou a boneca, cortou no tecido, bordou o rosto, recheou de acrilon e , pronto, estava lá a bonequinha. Fotografei todo o processo, só faltou a peça pronta, grande lapso, mas dá para ver nas fotos o rostinho e sobre a  mesa o projeto em papel.









quarta-feira, 1 de maio de 2013

Meninas trabalhadoras !

Hoje, feriado de 1º de maio, as meninas vieram fazer aula dupla. Luana e Juliana continuaram os projetos já iniciados na aula passada-  Luana está fazendo um ursinho que ela mesma desenhou e Juliana está fazendo uma bolsa, que conseguiu terminar hoje. Tania trouxe uma bonequinha francesa para fazer um vestidinho e trouxe, desenhado, projeto de lembrancinhas para fazer para dar para as amigas no dia do aniversário.




Tania com a bonequinha já de vestido e a lua de feltro cheia de brilho.


Ursinho da Luana




Bolsa da Juliana já pronta !