sexta-feira, 28 de junho de 2013

DECORA - Estúdio dos amigos fotógrafos



Ontem à noite cheguei tarde de uma palestra sobre arquitetura e restauro de imóveis antigos e consegui ver o finalzinho do programa DECORA, no GNT. Bel fez o estúdio de três amigos fotógrafos e para decorar o sofá usou duas almofadas feitas aqui no atelier. Em uma almofada apliquei, em feltro preto, um fone de ouvido grandão e na outra fiz um estencil com o Yellow Submarine. Dá uma olhada no link do programa.

http://gnt.globo.com/decora/noticias/Sala-com-decoracao-masculina-para-receber-amigos-e-relaxar.shtml

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Projeto Design PUC

Antonio e Teodora escolheram como projeto-1 do curso de Design na PUC  fazer máscaras e acessórios para a aula de música das crianças da Escola Parque. A música escolhida foi "Pai Francisco".  A música tem   7 personagens, que devem ir entrando na roda, um de cada vez. São eles: o coronel, a feiticeira, o médico, o pai Francisco, a Catirina (mulher de Francisco), o índio e a pássaro.
Antonio e Teodora, orientados pelo professor, desenharam os acessórios e as máscaras e vieram desenvolver a confecção das peças aqui no atelier. Primeiro foi tudo desenhado em papel e depois passamos para a confecção em tecido. Tanto Antonio quanto Teodora trabalharam muito bem na máquina, fazendo as costuras e acabamentos. Muita coisa foi feita à mão também.  O resultado foi esta foto que Antonio mandou das crianças na aula de música da Escola Parque  já usando as máscaras e acessórios.




Da esquerda para a direita, em pé: o indio, a feiticeira, o coronel, o pássaro, o pai Francisco, a Catirina e o médico.

Nesta foto, os personagens na mesma posição da foto de cima. Dá para ver melhor a máscara do pai Francisco presa no chapéu amarelo,  e o mesmo para Catirina, a máscara está presa no lenço de bolinhas. Veja também a roupa do pássaro - por dentro a criança pode abrir e fechar o bico do pássaro.


 Teodora costurando o chapéu do médico e Antonio cortando no papel o molde para as penas do cocar do indio.
Também dá para ver sobre a mesa o chapéu de feiticeira já pronto, o chapéu do coronel  e a máscara/roupa do pássaro.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Meu querido Portugues...

Quando a Carol e o Antonio disseram que vinham aqui no atelier conversar sobre bonecos eu me animei e fiz um boneco bem rápido, com uma modelagem simples, só para ter mais um "amigo" por aqui. Daí nasceu este "Portuguesinho", de bigode e tudo. Ora pois ...





Fiz esta modelagem simples e risquei em cima de um tecido já preparado para ser a calça e a blusa juntos- o corpo é a própria roupa . A parte de trás é toda uma cor só -vermelho.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ainda sobre Buenos Aires


Achei a coisa mais curiosa e interessante esta intervenção artística com croché nas árvores da cidade. Veja que legal ! A trama é bem aberta então acho que não prejudica a árvore em nada. Fica um visual engraçado.  Parece que alguém pensou :  Árvore-amiga, fiz uma roupinha para você, espero que goste.





sábado, 15 de junho de 2013

Novas almofadas

O gostoso de criar almofadas é que pode tudo. Mas o projeto nem sempre resulta em algo bonito. Das duas  almofadas que mostro hoje, gosto mais da azul e vermelha, a amarela achei exagerada, com a flor muito grande. Quando mostrei a almofada amarela para uma aluna ela falou "ah! legal você encheu de folhas por fora..." Eu nem havia pensado nisso, minha idéia era apenas fazer uma decoração engraçada.



sexta-feira, 14 de junho de 2013

A primeira saia

Mariana chegou aqui no atelier com o proposito de ter uma boa modelagem de saia e poder repetir o modelo quantas vezes quisesse, apenas mudando detalhes, tecido e altura de saia.
As fotos- todas em movimento- mostram Mariana experimentando a primeira saia.



quarta-feira, 12 de junho de 2013

Bonequeiros

Adoro fazer bonecos de pano. Acho maravilhoso desenhar uma "pessoinha" que vai ponto-a-ponto nascendo, revelando sua personalidade e temperamento. Hoje recebi a visita de dois jovens bonequeiros que vieram aqui ouvir minha experiência em confeccionar bonecos! Carol e Antonio estão há dois meses desenvolvendo bonecos para uma cliente. A pesquisa deles é incrível e já costuraram vários bonecos, com articulação,  movimentos dos membros, cabelos legais, narizes muito criativos - pessoinhas simpáticas! Tanto os bonecos, quanto os dois jovens. Apresentei para eles os bonecos Waldorf que são feitos com lã de carneiro e com técnica detalhada de construção. Tive bons mestres na técnica de fazer bonecos Waldorf, tanto na época em que morei em São Paulo como também  num curso rápido que fiz em Kassel, na Alemanha.
Desejo boa sorte na pesquisa deles e, tenho certeza, eles vão se divertir muito neste caminho de criar bonecos.
Aí embaixo umas fotos de bonecos Waldorf.





Para Ava com amor ...

Esta bonequinha fiz para ilustrar uma aula que minha filha teve no Parque Lage. O professor havia comentado sobre umas bonequinhas antigas que tinham um lugarzinho no coração para guardar balinhas. Fiz minha bonequinha com lugar para guardar coraçõezinhos. E agora esta bonequinha vai morar com Ava, filha de minha querida amiga Bia que  mora em Londres há alguns anos e tem duas filhas lindas a Ava de 3 anos e a Livia de 4 meses.




Os corações de feltro ficam todos guardados dentro do corpinho da boneca, uma pequena abertura no coração.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Preparando uma nova almofada

Gosto muito de trabalhar com retalhos e comecei a juntar estes para fazer uma nova capa de almofada.


No sábado dia 1º de junho ...

Hoje tivemos a alegria de receber a Carol Rock que, muito ocupada com estudos, havia sumido aqui do atelier. Carol havia deixado um vestido já quase todo cortado. A modelagem ela trouxe dos Estados Unidos -  um papel já todo riscado com as diferentes graduações P, .M. e G. Também vieram costurar  Clara e a amiga Gabriela. A Clara esta fazendo um pônei cuja modelagem ela tirou de uma revista e a Gabriela fez uma flor de feltro.



Clara, de camiseta azul, e Gabriela .



Carol, na mesa de corte, riscando o tecido para fazer um vestido.

Peso para segurar porta.

A Juliana está fazendo esta corujinha para ser um peso de segurar porta. A modelagem é bem simples e ela pegou na internet. É como um chapéu pontudo, que dobrando a ponta para baixo já vira o bico da coruja.
Ela pregou a barriga,  os olhos e agora falta encher com areia.







terça-feira, 4 de junho de 2013

Um presente maravilhoso que ganhei.


Ganhei de presente uma caixa cheia de rendas antigas ! Um tesouro que não tem preço !
Mas não foram só rendas, junto vieram laços, fitas, telas e  uma infinidade de artigos diferentes que atiçam minha imaginação para criar novos trabalhos. Agradeço a Maria Elvira, uma pessoa que conhece meu prazer de costurar e de trabalhar com rendas antigas.