sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Toalha de mesa e liseuse bordados

O trabalho de costura que mostro hoje é uma toalha de mesa com 6 guardanapos, com bordado e aplicação feitos por minha mãe há 67 anos atrás, quando ela tinha apenas 14 anos, e que até hoje usamos na mesa de almoço. Em casa de minha avó, mãe de minha mãe, todos aprenderam a costurar pelo menos o básico e na mesma sala de costura, onde as filhas aprenderem a costurar e bordar, as netas também deram os primeiros pontos. Muito pequena, sob orientação de minha avó, bordei muitos paninhos de bandeja que dei de presente para tias e primas. Lembro que quando começava um desentendimento entre as meninas e os meninos, que ficavam por ali observando ou arriscando alguns pontinhos, minha avó deliberadamente deixava cair a caixinha de alfinetes no chão e pedia para os meninos catarem um por um. Ela era inteligente...


Também mostro a foto de um liseuse todo bordado à mão, absolutamente lindo. Esta peça é do final do século XIX e pertenceu a minha bisavó. Veja a maravilhosa riqueza dos bordados em tecido tão fino. 


 Toalha de mesa com bordado e aplicação, feita em 1947, por minha mãe.





 Liseuse, é um bolerinho que se usava por cima da camisola, para sair do quarto. Este pertenceu a minha bisavó.  
Pendurei a peça em cabide antigo e contra a luz da janela para ajudar a mostrar os detalhes.

Um comentário: